Marca Multissensorial Paralímpica

O Desenvolvimento da Obra Multissensorial Paralímpica foi um dos trabalhos mais significativos da minha trajetória. Representar o Rio de Janeiro na fusão de Arte | Tecnologia | Branding Experience foi uma experiência inesquecível! Minha gratidão vai para toda a equipe envolvida nesse projeto incrível.

Tudo começou em 2012, quando fui indicado por Wladmir Gasper para a brilhante Tatil Design, liderada pelo gênio Fred Gelli, com o objetivo de ajustar o protótipo que seria enviado para as finalizações das Olimpíadas de Londres. Esse momento marcou o início de uma jornada que culminou em um acordo com a Rio 2016 e um brainstorm inesquecível para criar uma nova escultura multissensorial.

A escultura unia análise de distância, interatividade sonora por meio de Sound Branding, iluminação animada e vibração sincronizada, resultando em uma síntese expressiva, tátil e tangível. Foi um desafio que me deu potência, criatividade, foco e energia inesgotável para oferecer o melhor possível.

Essa obra foi muito mais que uma instalação – ela representou cada carioca e todos os atletas enquanto esteve exposta em locais icônicos como a entrada do Comitê, o Maracanã, o Museu do Amanhã e a Vila dos Atletas.

Que honra ter vivido e desenvolvido essa experiência ao lado de tantos gênios e visionários!

Vídeo: Tátil Design

Depois de vencer, em 2010, a concorrência para a criação da Marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no ano seguinte a Tátil foi convidada a desenhar a Marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. O desafio era criar uma síntese que também fosse tridimensional, que expressasse Paixão e Transformação e traduzisse os valores do Movimento Paralímpico – coragem, determinação, inspiração e igualdade, materializando seu lema: Espírito em Movimento. Aprovada por unanimidade pela Comissão Julgadora, ao ser experimentada, a Marca dos Jogos Paralímpicos cria conexões poderosas com os atletas e as pessoas. Em 2016, além de representar visualmente o evento em produtos e campanhas, será transmitida para bilhões de pessoas em todo o mundo durante e depois dos Jogos. (texto retirado da webpage da Tátil)

Clique aqui para saber, O que é co-autoria?

Crédito dos desenvolvedores:

Branding Experiencie, Sound Branding, Sound Design, Technology Director, Eletronics, Hardware, Lighting and Arte Vibracional:  Frado

Creative Codes: Marlus Araújo

3D Sculpture and Base Totem: Dag

Design Creator, Branding Experiencie, Art-Director: Fred Gelli / Tátil Design

Equipe reduzida da Rio 2016:

Diretora de Marca: Beth Lula

Gerente de Marca : Tânia Martins

Especialista em Gestão de Marca : Juliana Faria e Fabio Mendonça

Especialista em Look dos Jogos : Márcia Lima

ARTE VIBRACIONAL